Equipe do Orkut alerta usuários contra uso de scripts fornecidos por sites estranhos

O uso de códigos para o site de relacionamentos Orkut.com, do Google, pode expor os usuários a riscos como invasão do perfil, contaminação do computador por vírus ou spywares. O alerta foi feito por Shauna O'Brien, da equipe de Operações do orkut.

Segundo O'Brien, é preciso tomar medidas básicas para se defender no Orkut. "Há certas coisas que fazemos todos os dias para proteger nossa privacidade: trancar a porta de casa e do carro quando saímos, não revelar a senha do banco ou não aceitar carona de estranhos - hábitos corriqueiros para a maioria. Da mesma forma, há certas coisas que devemos fazer para manter nossa segurança na internet", explica.

Para o Google, as principais dicas de segurança no uso do maior site de relacionamentos do Brasil podem ser resumidas em duas atitudes: sigilo total e não aos scripts.

Sigilo total
Apesar de parecer óbvio, segundo Shauna, nunca é demais lembrar para os orkuteiros manterem em sigilo o nome de usuário, a senha e as informações pessoais. Além disso, é preciso alterar sua senha regularmente.

A equipe do Google também condena o acesso ao Orkut através de sites de terceiros, como os que oferecem serviços de envio automátizado de mensagens. "Apenas digite seu login e senha da Conta do Google no orkut.com ou em outros sites pertencentes ao Google. Nunca selecione a opção "salvar as minhas informações neste computador" se outras pessoas utilizam o mesmo computador que você", alerta Shauna.

Não aos scripts
Apesar de polêmica, esta recomendação do Google tem explicação técnica: nunca cole um URL ou um script em seu navegador enquanto estiver logado no orkut.com, independentemente do que estiver sendo prometido.

Segundo O'Brien, o Orkut.com recomenda expressamente que os usuarios não cliquem em links de emails que dizem ser do orkut ou do Gmail.

Para saber mais sobre a sua segurança no orkut, dê uma olhada nas dicas da Central de Ajuda do orkut.



visite também:

http://perolasdophotoshop.blogspot.com
http://aelementar.blogspot.com

on 06:06

0 comentários: