Cientistas querem desvendar genoma do cacau


Um fabricante de chocolates anunciou que está iniciando uma pesquisa para decodificar a estrutura genética do cacaueiro.

O projeto Genoma do Chocolate, que será feito pelo fabricante Mars em parceria com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos e a empresa de tecnologia americana IBM, tem como objetivo aumentar a produção de cacau em todo o mundo.

Segundo os especialistas, o conhecimento do DNA do fruto poderia levar a produção de plantações mais resistentes a pestes, doenças e preparadas para uma eventual escassez de água conseqüente do aquecimento global.

Howard-Yana Shapirto, diretor global de ciência das plantas da Mars, acredita que os fazendeiros africanos deverão ser os maiores beneficiados com as pesquisas, já que produzem quase dois terços da produção mundial de cacau.

A pesquisa poderá melhorar a qualidade dos cacaueiros, produzir safras de alto nível e aumentar os rendimentos de produtores.

Shapiro não especulou sobre a possibilidade de que o estudo possa acarretar na produção de frutos geneticamente modificados.

“Pesquisadores de todo o mundo terão acesso ao nosso trabalho. O que eles farão com isso, não podemos controlar”, disse ele à BBC News.

Brasil

Os cientistas acreditam que levarão cinco anos para seqüenciar, recolher e analisar o genoma do cacau, mas as informações serão divulgadas à medida que forem sendo recolhidas, informaram os especialistas.

Os dados não serão patenteados e as informações poderão ser divulgadas publicamente e acessadas gratuitamente.

John Orchard, do Instituto de Recursos Naturais de Kent, no sul de Londres, disse que é essencial desenvolver variedades mais resistentes de cacau independentemente das mudanças climáticas.

“A produção de cacau é especialmente vulnerável a doenças. No Brasil, 60% da colheita de cacau foi destruída recentemente por uma doença chamada vassoura-de-bruxa e impactos deste tipo não são raros”.







visite também:

http://perolasdophotoshop.blogspot.com
http://aelementar.blogspot.com

on 04:51 2 comentários

Cientistas vêem em galinhas pistas para entender alergias


Cientistas britânicos acreditam ter encontrado em galinhas algumas pistas que podem ajudar a desvendar os mecanismos que provocam reações alérgicas severas em algumas pessoas.

Pesquisadores da King’s College, em Londres, dizem que os pássaros têm uma versão “fossilizada” de uma molécula responsável por alergias fortes em seres humanos

Segundo ele, a descoberta, publicada na última edição da revista científica Journal of Biological Chemistry, pode guiar a busca por tratamentos no futuro.

Os especialistas dizem que o trabalho oferece “novos caminhos instigantes” para pesquisas sobre a prevenção de alergias.

Sistema imunológico

A molécula encontrada nas galinhas, chamada IgY, parece ser uma precursora antiga de uma molécula semelhante encontrada em humanos, chamada IgE – um dos responsáveis pela reação do sistema imunológico durante ataques de asma e choques anafiláticos.

A equipe de pesquisadores do King’s College está tentando descobrir agora por que o IgE provoca um problema, enquanto o IgY não.

“Esta molécula é como um fóssil vivo. Ao estudá-la, podemos rastrear a evolução das reações alérgicas até pelo menos 160 milhões de anos atrás”, diz Alex Taylor, um dos pesquisadores.

“Sabemos que parte do problema com a IgE em humanos é que ela se liga extremamente próxima a glóbulos brancos, provocando uma reação exagerada do sistema imunológico, então nós queríamos descobrir se a IgE fazia a mesma coisa”, comenta Rosy Calvert, outra pesquisadora.

Diferenças sutis

Os testes de laboratório realizados por eles revelaram que ela não se liga às células da mesma maneira.

Uma comparação mais detalhada pôde revelar diferenças sutis que podem explicar por que isso ocorre e talvez prover objetivos para novas drogas ou tratamentos.

Brian Sutton, que chefia o laboratório onde o trabalho está sendo realizado, sugeriu que a IgE evoluiu especificamente em mamíferos talvez para conter uma ameaça particular de bactérias no passado.

“O problema é que agora terminamos com anticorpos que tendem a ser um pouco entusiasmados demais e nos causam problemas com substâncias aparentemente inócuas como pólen ou amendoins e que podem provocar condições alérgicas fatais”, diz Sutton.





visite também:

http://perolasdophotoshop.blogspot.com
http://aelementar.blogspot.com

on 04:46 0 comentários

Fóssil de peixe com 4 patas seria 'elo perdido'


Cientistas britânicos disseram que o fóssil de um peixe com quatro patas ajuda a esclarecer o processo de evolução da vida no planeta.


A criatura tinha o corpo de um peixe e a cabeça de um animal mais adaptado para viver na terra do que na água.

Um estudo do fóssil, publicado na revista acadêmica Nature, diz que a espécie, Ventastega curonica, teria a aparência semelhante à de um crocodilo. Segundo os autores, a espécie, com 365 milhões de anos, chegou a uma "rua sem saída" em termos evolutivos e desapareceu.

Cerca de 100 milhões de anos antes de os dinossauros começarem a vagar pela Terra, a espécie Ventastega podia ser encontrada nas águas rasas e estuários da região hoje conhecida como Látvia.

De acordo com o autor principal do estudo, professor Per Ahlberg, da Uppsala University, na Suécia, a criatura tinha a cabeça de um tetrápode - animal adaptado a viver na terra.

O corpo, no entanto, tinha formato de peixe e incluía quatro nadadeiras primitivas.

"À distância, (a criatura) teria parecido um crocodilo. Mas de perto, você teria notado uma barbatana de rabo na parte traseira e uma guelra ao lado da cabeça, além de linhas de poros ondulando pela cabeça e corpo", disse Ahlberg.

"Em termos de sua construção, o animal já tinha sofrido a maioria das transformações de peixe para animal terrestre, mas em termos de estilo de vida, você ainda tem um animal aquático."

Especialistas acreditam que a Ventastega represente um importante estágio na jornada evolutiva que levou criaturas do mar para a terra.

No passado, os cientistas achavam que estes primeiros anfíbios foram evoluindo de uma espécie para outra de forma linear, mas a descoberta desse fóssil indica que essas criaturas foram se diversificando em ramos diferentes ao longo do tempo.

Ahlberg fala da descoberta de um outro fóssil, chamado Tiktaalik, em 2004, no Canadá.

Os especialistas acreditam que esse animal seja o elo que faltava na corrente evolutiva, preenchendo a lacuna entre os peixes e os mamíferos terrestres.

Segundo Ahlberg, a Ventastega é uma espécie posterior, mas é uma forma mais primitiva de transição animal.

"A Ventastega preenche a lacuna entre a Tiktaalik e os primeiros mamíferos terrestres. Todas essas mudanças nessas criaturas não estão acontecendo de forma ordenada", explicou. "É um mosaico com partes diferentes do animal evoluindo em velocidades diferentes".

"A Ventastega adquiriu algumas características de um animal terrestre, mas ainda não incorporou outras (…), por exemplo, a criatura tinha pés primitivos - mas com um grande número de dedos", disse Ahlberg.

"A Ventastega tinha, provavelmente, membros como os da Acanthostega (outra espécie de transição). Eram coisinhas pequenas espetando para fora, com um número estranhamente alto de dedos. Você tinha sete, oito, talvez até nove dedos por pé, ao invés dos cinco que você esperaria encontrar em animais modernos."

Infelizmente para a Ventastega, a quantidade alta de dedos não leva inevitavelmente ao sucesso evolutivo. A espécie se extingüiu. Outras criaturas continuaram evoluindo e tornaram-se nossos distantes ancestrais terrestres.





visite também:

http://perolasdophotoshop.blogspot.com
http://aelementar.blogspot.com

on 04:42 0 comentários

Homens gostam mais de sexo casual do que mulheres, diz estudo


Uma pesquisa realizada na Inglaterra sugere que os homens gostam mais de sexo casual do que as mulheres.

Publicado na revista científica Human Nature, o estudo é resultado da análise do comportamento de 1743 homens e mulheres nas manhãs seguintes às relações sexuais casuais.

Os resultados mostram que 80% dos homens avaliaram o encontro de maneira positiva, comparados com 54% das mulheres que fizeram uma boa avaliação da relação sexual.

Segundo a pesquisa, os homens demonstram maior satisfação sexual, autoconfiança e gostam de contar aos amigos sobre suas experiências.

Já muitas mulheres entrevistadas disseram se sentir usadas e decepcionadas e ainda se preocupam com a conseqüência para sua reputação.

"As restrições feitas pelas mulheres foram menos relacionadas à brevidade do encontro, e mais ao fato de que os homens parecem não apreciá-las. Para as mulheres, essa falta de gratidão implicaria na percepção de que elas fazem isso com vários homens", disse Anne Campbell, que liderou a pesquisa.

Evolução

De acordo com a autora, o fato de as mulheres não terem se adaptado ao sexo casual está relacionado à própria evolução da espécie.

"Em termos evolutivos, as mulheres sentem mais o peso do cuidado parental e há uma visão geral de que era uma vantagem para as mulheres escolher com cuidado e se manter fiéis aos seus parceiros para que eles não tenham motivo para pensar que estão cuidando do filho de outro homem", disse Campbell.

Para ela, isso explicaria porque, para as mulheres, a qualidade importa mais do que a quantidade – uma opinião que, segundo a autora, seria diferente da dos homens.

"Os homens são mais aptos a se reproduzirem e por isso se beneficiam de relações casuais com diversas parceiras", afirmou.

De acordo com Campbell, as alterações hormonais provocadas pelo ciclo menstrual das mulheres poderiam explicar a razão pela qual, apesar de avaliarem as relações de forma negativa, elas continuam fazendo sexo casual





visite também:

http://perolasdophotoshop.blogspot.com
http://aelementar.blogspot.com

on 04:38 1 comentários

Órgão aprova reforma de nomes de endereços na web


O órgão que regulamenta mundialmente a internet aprovou por unanimidade, nesta quinta-feira, a liberação das terminações de endereços dos sites, permitindo opções além das tradicionais como .com ou .org.

O conselho do Icann (Corporação de Nomes e Números Designados da Internet, na sigla em inglês) aprovou por unanimidade a possibilidade de que milhares de outros "domínios de alto nível" sejam incorporados à rede de acordo com a criatividade do usuário.

Com a permissão de que os novos nomes contenham qualquer combinação de letras, em breve poderiam surgir sites com o endereço terminando em .rio (para a cidade do Rio de Janeiro, por exemplo), .london, .nyc ou .xxx (para sites adultos).

Hoje, o final dos endereços dos sites têm de se resumir a poucas categorias, normalmente indicando a natureza do negócio ou da organização, seguidos ou não da sigla do país onde estão hospedados.

Outros alfabetos

Em sua conferência anual, em Paris, o Icann também aprovou uma proposta de permitir nomes de domínios escritos total ou parcialmente em caracteres como o chinês e o árabe.

"Esta é provavelmente a maior mudança no sistema de nomenclaturas de domínios desde o seu nascimento", disse o presidente do Icann, Paul Twomey.

"É como os Estados Unidos do século 19. É como abrir grandes quantidades de terra para novos empreendimentos imobiliários, novas oportunidades online."

O plano de expandir as possibilidades em relação às terminações de nomes de internet vem sendo trabalhado pelo Icann há seis anos.

Surpresa

No ano passado, por pressão de grupos conservadores, o Icann rejeitou o pedido para que os sites adultos passassem a terminar em .xxx.

O novo sistema deve entrar em vigor a partir do próximo ano, mas o Icann já antevê problemas e talvez a necessidade de arbitrar entre diversas organizações de olho no mesmo nome.

"Deve haver muita competição, muitas pessoas querendo nomes próprios e de cidades, pessoas que virão com nomes que são grandes idéias de negócios", disse Twomey.

"Será uma grande surpresa. Muita gente está mantendo suas idéias em segredo agora. Só vamos vê-las quando eles pedirem autorização para usá-las."







visite também:

http://perolasdophotoshop.blogspot.com
http://aelementar.blogspot.com

on 04:35 0 comentários

Bill Gates se despede da Microsoft




O fundador da gigante de softwares Microsoft, Bill Gates, deixa hoje suas funções de presidente executivo da empresa para se dedicar integralmente à fundação que criou com a mulher, Melinda.




Gates continuará sendo o presidente do Conselho administrativo da empresa que criou há 33 anos, mas concentrará seus esforços na Fundação Bill e Melinda, dedicada a pesquisas na área de vacinação e ao financiamento de projetos em países em desenvolvimento.

O americano fez sua fortuna ao desenvolver softwares para computadores pessoais que hoje são usados em todo o mundo. Aos 13 anos ele programou seu primeiro computador e durante os anos que passou na Universidade de Harvard aprimorou suas habilidades.

Ao deixar a universidade, mudou-se para cidade de Albuquerque, no Estado americano do Novo México, onde fundou a Microsoft, em 1975, junto com o amigo de infância Paul Allen.

Jogada

A grande jogada da empresa veio em 1980 quando a Microsoft fechou um acordo com a IBM para construir um sistema operacional que mais tarde veio a ser conhecido como o MS-DOS.

A Microsoft ficou conhecida do público em 1986 e em apenas um ano, Bill Gates, aos 31, se transformou na pessoa mais jovem a se tornar bilionária.

Em uma entrevista concedida à BBC na semana passada, ele disse que o sucesso da empresa se atribui mais aos “erros de seus competidores, que eram muito mal administrados”.

“Eles não entenderam como unir pessoas com experiências em negócios e em engenharia. Eles também não sabiam como se deslocar pelo mundo", disse ele.

Aos 52 anos, Gates ainda guarda ares e aparência de garoto, mas já não é o homem mais rico do mundo. Ele foi ultrapassado pelo investidor Warren Buffett e o magnata das telecomunicações mexicano Carlos Slim.




Conheça melhor o fundador da Microsoft, que está se despedindo do dia-a-dia da empresa.




Praticamente todas as pessoas sabem quem é Bill Gates, mas poucos conhecem mais sobre ele, além do fato de ter fundado a Microsoft e ser um dos homens mais ricos do mundo.

Bill Gates chama-se William Henry Gates III e nasceu em Seattle no dia 28/Out/1955. Ele tem uma irmã mais velha (Kristianne) e uma irmã mais nova (Libby).

Aos 13 anos Gates entrou na Lakeside School. Ali ele conheceu Paul Allen e teve o primeiro contato com algo parecido com um computador: um terminal de teletipo da GE. Gates ficou fascinado por aquela "máquina" e dali em diante ele começou a estudar BASIC. Em seguida Gates teve contato com um minicomputador da DEC, e com isso ele também estudou FORTRAN, LISP, Assembler e COBOL.

Com apenas 17 anos, Gates e Allen fundaram a Traf-O-Data, e criaram um sistema desenvolvido por eles para ajudar na análise do trânsito com uso de cartões perfurados. A empresa faturou US$ 20 mil, mas depois que os clientes souberam da idade de Gates, o negócio desandou.

Gates fez o SAT (teste de admissão nas universidades americanas) e obteve 1590 pontos dentre 1600 possíveis. Com isso, ele entrou em Harvard aos 18 anos, mas abandonou os estudos dois anos depois para se dedicar a uma pequena empresa que ele abrira com Paul Allen: a Micro-Soft. Em Harvard ele também conheceu Steve Ballmer, que faria parte da empresa alguns anos mais tarde.

Apenas um ano após a sua fundação, Gates decidiu tirar o hífen do nome da empresa e registrou a Micro-Soft como Microsoft, no dia 26/Nov/76. Gates e Allen desenvolveram uma versão do BASIC que fez muito sucesso, mas Gates ficou irritado ao notar que o produto era copiado livremente. Com isso, ele escreveu uma "carta aberta" a todos os programadores para que não pirateassem o software da Microsoft.

Em seguida a IBM contratou a Microsoft para desenvolver uma versão do BASIC para um produto que eles iriam lançar: o IBM Personal Computer, ou IBM-PC, que depois foi chamado somente de PC, e o resto todos sabem o que houve.

Gates se casou em 01/Jan/1994 com Melinda French (ex-funcionária da Microsoft e responsável pelo desenvolvimento do Microsoft BOB) e tiveram três filhas. Em 2000 ele criou a Bill & Melinda Gates Foundation (B&MGF), que se transformou na maior Fundação dedicada à caridade do mundo. Gates anunciara que doaria 99% da sua fortuna quando em vida e atualmente a Fundação tem quase US$ 39 bi, pois Warren Buffett (uma das pessoas mais ricas do mundo) anunciou em 2006 que doaria 85% da sua fortuna para a Fundação de Gates. A Bill & Melinda Gates Foundation é tida como uma das Fundações mais transparentes do mercado, uma vez que todos os seus gastos são públicos.

Bill Gates anunciou em Junho de 2006 que dois anos depois ele deixaria o comando da Microsoft para se dedicar à filantropia, e desde então todos perguntaram: quem iria substitui-lo? A resposta foi simples: Steve Ballmer, Ray Ozzie e Craig Mundie. Steve Ballmer está no comando da Microsoft desde 2000, e Ozzie e Mundi são profissionais tarimbados:

Ozzie começou a trabalhar na Microsoft em 2005 como Chief Technical Officer, logo após Microsoft comprar Groove Networks, empresa fundada por ele em 1997. O executivo também fundou e presidiu a Iris Associates, onde criou e liderou o desenvolvimento do Lotus Notes e posteriormente colaborou no desenvolvimento do Lotus Symphony. Atualmente está a frente do Live Mesh, projeto cujo anúncio em beta foi feito recentemente e que tem a proposta de interconexão entre todos os devices: PC, mobile, videogame etc.

Mundie está na Microsoft desde 1992 e foi o criador da área de produtos de consumo da empresa. Ele desenvolveu softwares para plataformas não ligadas a PCS, como Windows CE, software para o handheld Pocket e Auto PCs e games para console. Mundie também iniciou as atividades da Microsoft na área de TV Digital. Desde 2000 o executivo faz parte do Comitê Nacional de Aconselhamento de Segurança em Telecomunicações dos Estados Unidos. Ele aconselhou a Casa Branca em problemas de segurança que podem afetar a infra-estrutura de telecomunicação das nações.

Mesmo tendo anunciado a sua aposentadoria da Microsoft, na prática Bill Gates continuará dedicando 20% do seu tempo (um dia por semana) para assuntos relativos à Microsoft. Ele continua a atuar como chairman da Microsoft e conselheiro no desenvolvimento de projetos-chave. Ele somente não estará nas decisões do dia-a-dia e dedicará mais tempo e energia ao seu trabalho relacionado à saúde e educação na Fundação Bill & Melinda Gates.



visite também:

http://perolasdophotoshop.blogspot.com
http://aelementar.blogspot.com

on 04:25 0 comentários