Tocha Olímpica enfrenta protestos na Índia

NOVA DÉLHI (Reuters) - Milhares de membros da maior comunidade de tibetanos exilados protestaram contra a chegada da tocha Olímpica na Índia nesta quinta-feira, reunindo-se e fazendo um revezamento alternativo com lamparinas de oração budistas.
Cerca de 15 mil policiais protegerão a tocha mais tarde, durante o revezamento, que já foi encurtado devido ao temor de manifestações. A tocha passará pelas avenidas de antigas áreas coloniais britânicas, que já estão cercadas por barreiras e cercas de arame.
A tocha, cuja rota aos Jogos Olímpicos de Pequim tem sido marcada por protestos, chegou à Índia de madrugada, em um avião, e depois, cercada por policiais, foi levada a um luxuoso hotel, onde ficou guardada durante o resto da noite.
A polícia deteve cerca de vinte manifestantes tibetanos pelo caminho até o hotel. Muitos foram arrastados até as viaturas da polícia enquanto entoavam gritos anti-China.
Mais tarde, milhares de tibetanos marcharam pela capital em um revezamento paralelo pela independência do Tibet e contra as políticas chinesas, em particular a repressão das revoltas em sua terra natal no mês passado. Eles levavam lamparinas de oração douradas.
"A tocha da china é a chama da vergonha", dizia um dos cartazes.
Na principal região budista de Ladakh, na região do Himalaia indiano, milhares de pessoas, incluindo monges que trajavam os tradicionais robes vermelhos, marcharam em solidariedade aos manifestantes tibetanos.
Já em Bangalore, cerca de 300 pessoas gritavam "Tibet livre" e "Salvem o Tibet", carregando uma tocha apagada pela cidade.
No centro financeiro de Mumbai, tibetanos gritavam e empunhavam bandeiras do Tibet perto dos escritórios do consulado chinês. A polícia deteve pelo menos 12 deles na manhã de quinta-feira.


visite também:

http://perolasdophotoshop.blogspot.com

http://oficinadofuturo.blogspot.com

on 09:41 0 comentários