Google apresenta linguagem GO




SÃO PAULO – O Google apresentou em novembro sua nova linguagem de programação, a GO, considerada como uma opção rápida e divertida para desenvolvimento.
Segundo a empresa, ela deve combinar a velocidade e a dinâmica do Python com o desempenho das versões compiladas C e C++, além de ser completamente open source.
A ideia veio da frustração de Ken Thompson, Rob Pike e Robert Giesemer com as liguagens de programação existentes. Os três resolveram se unir e pensar em uma linguagem mais amigável para desenvolvedores de sistemas.
Com auxílio do Google, a GO se tornou um projeto oficial e desde o segundo semestre de 2008 seus responsáveis trocam informações e códigos com a empresa.
“Em nossos experimentos, a versões típicas parecem instantâneas. Mesmo os binários maiores compilam em apenas alguns segundos. E o código compilado roda quase na mesma velocidade do C. A GO foi feita para você se mover rápido”, afirmaram os desenvolvedores no blog do Google.
Técnicamente falando, a linguagem utiliza ponteiros, mas não os aritméticos. Ao invés disso, ela oferece pedaços interligados para acesso aleatório á memória. Segundo a empresa, isso deve a torna mais leve e simples.
Confira um exemplo de código do famoso programa “Hello World” escrito na linguagem GO:
package main

import "fmt"

func main() {

  fmt.Printf("Hello, world\n")

}
Dois compiladores já estão disponíveis, o gccgo e um pacote com opções para as arquiteturas de 64 bit e 32 bit.



visite também:

http://perolasdophotoshop.blogspot.com
http://aelementar.blogspot.com

on 01:37

1 comentários:

New disse...

Ôiêeee, chegou o natal!
Com ele a satisfação de metas cumpridas e a esperança
de que dias melhores virão.
Brindemos pois, tudo é possível.
Boas Festas!
Beijos no coração.