Desafio a sua coordenação motora. Vai encarar?



Você derruba coisas por onde passa e vive tropeçando? Tem problemas em mandar seu braço exatamente para onde deseja e as pernas nem sempre vão?


Esses problemas acontecem muito na adolescência, quando os membros estão em crescimento e o cérebro ainda não conseguiu formar a nova imagem do corpo. Mas você sabe como funciona o processo de “obediência” do corpo em relação ao que o cérebro manda?

Esse processo é denominado coordenação motora, que é a capacidade de compor, intencionalmente, um movimento harmônico que corresponda ao que o cérebro enviou ao corpo. A coordenação dos músculos e articulações do corpo pode ser dividida em dois grupos:

Coordenação motora geral - é a capacidade de usar de forma eficiente os músculos esqueléticos (grandes músculos), resultando em uma ação global competente, plástica e econômica.

Este tipo de coordenação é o q ue permite que dominemos o corpo no espaço, controlando os movimentos mais expansivos e que necessitam de mais força. Exemplo: andar, pular, rastejar, etc.

Coordenação motora fina - é a capacidade de usar de forma eficiente e precisa os pequenos músculos, produzindo assim movimentos delicados e específicos. Este tipo de coordenação permite dominar o ambiente, propiciando manuseio dos objetos. Exemplo: Recortar, lançar em um alvo, costurar, entre outros movimentos que necessitam de precisão.

Desafio

Já que não podemos pedir que você faça o número 4 com a perna para testar sua coordenação motora geral – ou melhor, podemos pedir, mas não saberemos o resultado – desafiamos você a testar sua coordenação motora fina.

Encontramos um site onde você terá que controlar o mouse e passar por provas que necessitam de grande habilidade motora. Passar pelo primeiro desafio pode ser fácil, mas conforme você for conseguindo superar as barreiras, a dificuldade aumenta.



Clique aqui e faça o teste
Leia mais sobre Coordenacao Motora



visite também:

http://perolasdophotoshop.blogspot.com
http://aelementar.blogspot.com

on 21:24

0 comentários: