Programa ajuda a acompanhar usuários em vários blogs
Metade da diversão dos blogs é ler os comentários feitos por completos desconhecidos com nomes bizarros e pontuação absurda. Mas isso também é metade do tédio. Quando os comentários assumem o tom "você é um tremendo mentiroso", percorrer as longas listas em busca de contribuições mais interessantes se torna muito chato. A coComment é uma empresa iniciante sediada em Genebra que promete ajudar as pessoas, em suas palavras, a encontrar conversações melhores na Internet.
A empresa, originalmente financiada pela divisão de capital para empreendimentos do grupo de telecomunicações Swisscom, iniciou oficialmente suas atividades em fevereiro, e esta semana lançou uma nova versão de seu software que registra todos os comentários em blog que uma pessoa fez, ou aqueles feitos por pessoas que o usuário deseje acompanhar.
"Os blogs não passam por processo de revisão profissional, por processos de edição", disse Matt Colbourne, presidente-executivo da coComment, em entrevista recente. "Para isso servem os comentários. Mas, para quem comenta em 20 ou 30 blogs por dia, é difícil acompanhar o que alguém respondeu, ou o que essas pessoas estão dizendo".
O software gratuito da coComment permite que você decida os parâmetros sobre o que acompanhar e cria uma localização central para manter o processo organizado. É possível, por exemplo, acompanhar os comentários de uma pessoa que você considera interessante em diversos blogs, sem ler os blogs em si. Ou visitar um blog com 10 mil comentários e ler apenas os das pessoas que você conhece.
No momento, a coComment está acompanhando e armazenando 11 milhões de conversações, em 220 mil sites. Ela tem 550 mil usuários registrados, cerca de metade dos quais usam seus aplicativos ativamente. Eles estão bem distribuídos pelo mundo - 25% nos Estados Unidos, 10% no Reino Unido, 8% na França e na Alemanha, e 3% cada no Japão e na China.
A tecnologia é capaz de acompanhar conversações em hebraico, árabe ou qualquer outro idioma, ainda que por enquanto o software em si esteja disponível em seis línguas (inglês, francês, espanhol, italiano, alemão e português). Russo, chinês e holandês provavelmente serão acrescentados em breve.
Como empresa, a coComment planeja avançar em dois estágios. O primeiro, começando no próximo trimestre, dependerá de receitas publicitárias; os 550 mil usuários representam cerca de 100 milhões de páginas - e anúncios - visitados. A segunda será a venda de dados de pesquisa de mercado. "Será possível descobrir o que a massa de usuários pensa sobre um tópico, uma empresa, um produto, um político - até mesmo a constituição européia", disse Colbourne.
Colbourne afirmou que três empresas já solicitaram ao grupo que descobrisse o que seus usuários dizem a respeito dela. Os comentários que a empresa armazena são classificados de acordo com as informações demográficas dos usuários, o que os torna mais valiosos para os anunciantes.
O coComment é de uso grátis para os blogueiros. Eles podem acrescentar o recurso aos seus sites ou fazer dele o sistema de comentários em si. "Cerca de 85% de nosso tráfego vêm de blogs aos quais estamos integrados". O outro benefício para os criadores de blogs é que o sistema coComment pode elevar o número de visitas aos sites, o que pode representar uma oportunidade de venda de publicidade. "Não se pode inserir um comentário sem ir ao site", disse Colbourne. "Isso é importante para os blogs".
visite também:
http://perolasdophotoshop.blogspot.com
http://oficinadofuturo.blogspot.com
0 comentários:
Postar um comentário