Usuários da internet estão mais egoístas, diz especialista



Os usuários da internet estão ficando mais cruéis e egoístas, afirma o especialista em usabilidade Jakob Nielsen.
O diretor da Nielsen Norman Group, especializada em consultoria sobre usabilidade, comentou os resultados do relatório anual da empresa sobre os hábitos dos usuários da internet e afirmou que as pessoas estão menos pacientes na hora de navegar.


Segundo Nielsen, a mudança no comportamento dos usuários pode ser confirmada com base em vários dados levantados pelo relatório.

O primeiro deles está relacionado com o sucesso dos usuários em conseguir atingir suas metas quando estão online. Os dados de 2008 indicam que este o sucesso foi de 75%, comparados com 60% em 1999.

Isso indicaria que os usuários estão indo "diretamente ao ponto", ao invés de ficar navegando "à deriva" pelos sites.

Nielsen afirma ainda que outro indicativo do "egoísmo" dos usuários estaria relacionado aos sistemas de busca.

Segundo o documento, em 2004, 40% das pessoas visitavam primeiro a homepage de um site e depois navegavam até onde estava a informação que procuravam. Atualmente, 60% dos usuários usam um link que os leva diretamente para a página que procuram dentro de um site.

O relatório de 2008 aponta que apenas 25% das pessoas navegam via a homepage de um site, o restante usa mecanismos de busca e chega diretamente ao destino de interesse.

Batata quente

Para Nielsen, os dados indicam que a maioria dos usuários quer acessar um determinado site rapidamente, completar uma tarefa e sair.

Ele ressalta ainda que grande parte dos usuários ignora os esforços dos designers dos sites para que eles passem mais tempo navegando no site e que suspeitam das promoções criadas para chamar a atenção.

Em entrevista à BBC News, o especialista afirmou que os usuários se comportam como se estivessem segurando uma "batata quente" – apenas querem completar uma tarefa, o mais rápido possível.

"As pessoas querem sites que vão direto ao ponto, elas têm pouca paciência", disse.

"Apesar de os designers terem melhorado, os usuários também se habituaram com o ambiente interativo", afirmou.

"Agora, quando estão online, as pessoas sabem o que querem e como fazer para achar", explicou o especialista.

Impacientes

De acordo com ele, esse comportamento deixa os usuários mais resistentes às promoções e outras escolhas editoriais que tentam distraí-los.

Apesar disso, Nielsen afirma que os sites ainda não vislumbraram esta realidade.

"Os designers e proprietários dos sites ainda pensam que possuem um site especial e interessante e que as pessoas ficarão felizes com tudo o que for jogado para elas", afirmou.

Nielsen destaca que os usuários estão ficando cada vez mais frustrados com todos os extras, como sinais sonoros e outras aplicações que estão sendo adicionadas ao sites para tornar suas interfaces mais amigáveis.

Segundo ele, esses adicionais apenas fazem com que a página demore a carregar e aumenta a impaciência dos usuários com relação ao site.

O especialista ressalta que, nesse contexto, os mecanismos de busca "basicamente dominam a rede".

"A longo prazo, qualquer um que quiser ultrapassar o Google tem apenas que fazer um sistema de busca melhor", concluiu.





visite também:

http://perolasdophotoshop.blogspot.com
http://aelementar.blogspot.com

on 17:45 0 comentários

Aumenta prisão de blogueiros em todo o mundo, diz relatório



Mais e mais blogueiros estão sendo presos em todo o mundo por expor abusos dos direitos humanos ou criticar governos, segundo o relatório anual Acesso Mundial à Informação (WIA, na sigla em inglês), produzido pela Universidade de Washington.
Desde 2003, 64 pessoas foram presas por expor suas idéias em um blog, afirma o relatório, e no ano passado, o número de blogueiros presos por relatar questões políticas triplicou em relação ao ano anterior.

Mais da metade das prisões, desde 2003, foram realizadas na China, Egito e Irã, afirma o documento.

O relatório ainda reconhece que o número de presos pode ser muito mais alto, já que, em muitos casos, é difícil verificar se foi realizada uma prisão, e quais as acusações envolvidas.

Sentença

Segundo o relatório, a maioria dos blogueiros foi presa por denunciar corrupção no governo, abusos dos direitos humanos ou a repressão de protestos. Eles criticam políticas públicas e dão os nomes dos políticos envolvidos.

O relatório diz que o aumento do número de prisões se deve ao fato da "crescente" importância política dos blogs. O documento afirma que as prisões tendem a aumentar em tempos de "incertezas políticas", como eleições gerais ou durante grandes protestos.

Muitos dos blogueiros detidos cumpriram sentença – a pena média foi de 15 meses, mas o WIA afirma que a pena mais longa chegou a oito anos.

O relatório também afirma que muitos países impõem restrições tecnológicas sobre o que as pessoas podem fazer on-line. Em países como a China, isso dificulta o uso de blogs como forma de protesto.

O documento ainda comenta que não são apenas os governos de países do Oriente Médio ou da Ásia que adotam medidas contra a publicação de opiniões on-line, e afirma que nos últimos quatro anos também foram presos blogueiros britânicos, franceses, canadenses e americanos.

O WIA prevê que neste ano serão presos mais blogueiros do que no ano passado, por conta da crescente popularidade do meio, da maior imposição de restrições à rede e das eleições na China, Paquistão, Irã e Estados Unidos.





visite também:

http://perolasdophotoshop.blogspot.com
http://aelementar.blogspot.com

on 17:44 0 comentários

YouTube 'terá que revelar hábito de usuários'




A Justiça dos Estados Unidos decidiu que o Google deve divulgar os hábitos de navegação dos usuários que já visitam o site de compartilhamento de vídeos YouTube.
A determinação é parte da batalha legal entre Google e o grupo americano Viacom, um conglomerado de empresas do setor de entretenimento, que processou o site por não conseguir tirar do ar material não autorizado.


O histórico de navegação dos visitantes do YouTube, que será entregue à Viacom, contém o endereço on-line dos computadores dos usuários (IP adress) e o nome usado por cada um deles para entrar na página (o log-in ID), além dos detalhes do vídeo assistido.
O grupo de defesa dos direitos digitais, Eletronic Frontier Foundantion (EFF), afirmou que a determinação "é um retrocesso para o direito à privacidade".

"(A determinação da Justiça) vai permitir que a Viacom veja o que você está assistindo no YouTube. Pedimos à Viacom que recue e ao Google que tome todas as providências necessárias para desafiar esta ordem e proteger os direitos de seus usuários", afirmou a organização em sua página na internet.

A batalha legal está ocorrendo nos Estados Unidos, mas a determinação deverá ser aplicada aos usuários do YouTube em outros países.

Filtros

Quando iniciou o processo em março de 2007, a Viacom afirmou que tinha identificado 160 mil trechos de programas da empresa no YouTube divulgados sem autorização e que foram vistos mais de 1,5 bilhão de vezes.

O conglomerado Viacom iniciou o processo judicial no valor de US$ 1 bilhão em 2007 e entrou na Justiça americana com uma versão aperfeiçoada do processo em abril. A Viacom é proprietária da MTV e da Paramount Pictures.

Depois do início do processo, o YouTube introduziu ferramentas para filtrar seu conteúdo, na tentativa de evitar que material que tenham direitos autorais não autorizados apareçam no site.

Catherine Lacavera, uma das advogadas do Google, afirmou em uma declaração que a companhia "está decepcionada" com o fato de a Justiça ter determinado que a Viacom tem o direito de acessar o histórico de navegação.

"Pediremos à Viacom para respeitar a privacidade dos usuários e nos permitir retirar as identificações dos usuários da página antes de entregá-los na Justiça", afirmou.

A Viacom, por sua vez, afirmou que quer as informações para "comparar a atratividade de vídeos supostamente ilegais à (atratividade) de vídeos que não infringem leis autorais".



visite também:

http://perolasdophotoshop.blogspot.com
http://aelementar.blogspot.com

on 17:36 0 comentários

Geração Orkut corre risco de crise de identidade, diz psiquiatra



A geração de usuários da internet nascida depois de 1990 - década da popularização da rede - pode estar crescendo com uma visão perigosa a respeito do mundo e da sua própria identidade, sugere um psicanalista inglês.
Segundo Himanshu Tyagi, a principal causa deste problema seria o fato de que os nascidos nesta época já cresceram em um mundo dominado pela navegação na internet e pelos sites de relacionamento como o Facebook, Orkut e MySpace.


"É um mundo onde tudo se move depressa e muda o tempo todo, onde as relações são rapidamente descartadas pelo clique do mouse, onde se pode deletar o perfil que você não gosta e trocá-lo por uma identidade mais aceitável no piscar dos olhos", disse Tyagi durante o encontro anual do Royal College of Psychiatrists, uma das principais agremiações de psiquiatras do Reino Unido e da Irlanda.

O psiquiatra destaca ainda que as pessoas que se acostumam com o ritmo rápido dos sites de relacionamento podem achar a vida real "chata e pouco estimulante", o que poderia causar problemas de comportamento.

"É possível que os jovens que não conhecem o mundo sem as sociedades virtuais dêem menos valor às suas identidades reais e, por isso, podem estar em risco na sua vida real, talvez mais vulneráveis ao comportamento impulsivo ou até mesmo o suicídio", disse.

Pesquisa

Tyagi começou seu interesse por identidades virtuais quando fundou um site que funciona como uma rede de contatos profissionais e se deu conta da distância enorme que há entre psiquiatras em atividade e pacientes mais jovens em assuntos relacionados à internet.

Ele constatou, após uma pesquisa com psiquiatras durante um congresso nos Estados Unidos, que a maioria dos profissionais não sabia da magnitude do impacto do mundo virtual na geração jovem.

Segundo o professor, além dos sites de relacionamento, as salas de bate papo virtuais também podem influenciar problemas de comportamento como a timidez.

Ele destaca que o anonimato e a falta de experiência sensorial das conversas nestes ambientes virtuais poderia mudar a percepção de interatividade e criar uma visão alterada sobre a natureza dos relacionamentos.

“A nova geração, que cresceu em paralelo ao avanço da internet, está atribuindo um valor completamente diferente para as relações e amizades, algo que estamos fracassando em observar”, afirmou Tyagi.

Benefícios

O psiquiatra afirma que são necessárias mais pesquisas sobre o impacto da internet na geração jovem e ressaltou alguns benefícios dos sites de relacionamento.

Segundo ele, essas redes oferecem um status social mais equilibrado, onde raça e gênero são menos importantes e onde as hierarquias da vida real são dispersas.

Ele destacou ainda que a quebra das barreiras geográficas permite acesso a relacionamentos e a apoio de amigos virtuais.

Experiência

As afirmações de Tyagi, entretanto, forem contestadas por especialistas da área.

Graham Jones, psiquiatra especializado no estudo do impacto da internet, reconhece que existe o risco de que uma freqüência exagerada de sites de relacionamento possa levar a problemas de comportamento. Mas ele acha que esses riscos foram exagerados por Tyagi.

“Para cada geração, a experiência com relação ao mundo é diferente. Quando a imprensa escrita surgiu, tenho certeza que muitos a consideraram como uma coisa ruim”, disse Jones.

“Pela minha experiência, pessoas que tendem a ser mais ativas nos sites como o Facebook ou Bebo são aquelas que já são mais socialmente ativas de qualquer forma – é apenas uma extensão do que eles já fazem”, concluiu o psiquiatra.




visite também:

http://perolasdophotoshop.blogspot.com
http://aelementar.blogspot.com

on 17:31 0 comentários

Falta de mão-de-obra ameaça crescimento do Brasil, diz 'NYT'




Uma reportagem publicada nesta quarta-feira pelo jornal americano The New York Times afirma que a falta de mão-de-obra qualificada "ameaça" as metas de crescimento econômico do Brasil.
Sob o título "Procuram-se trabalhadores qualificados para uma economia em crescimento no Brasil", o texto diz ainda que isto poderia afetar "a ascensão política e econômica" do país no cenário internacional.

"Após anos de expansão e contração, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva está projetando um período de crescimento sustentado, com o PIB (Produto Interno Bruto) crescendo 5% ao ano de agora até 2010, e cerca de 3% a 4% ao ano na década seguinte", lembra o jornal.

"Mas muitas empresas e economistas, incluindo alguns do governo, dizem que a escassez de mão-de-obra altamente qualificada, particularmente engenheiros e técnicos profissionais, ameaçará estas metas, assim como a ascensão política e econômica do Brasil."

A reportagem afirma que a falta de mão-de-obra se espalha "por diversos setores da indústria".

"A falta de engenheiros civis e de construção ameaça projetos de infra-estrutura; áreas como bancos, fabricação de aviões, petroquímica e metalurgia estão todas competindo pelos melhores graduados; na indústria de petróleo e gás, que experimenta um boom, as empresas estão recorrendo a mão-de-obra estrangeira porque não há brasileiros qualificados suficientes para o trabalho."

O artigo cita um estudo da Confederação Nacional da Indústria (CNI), segundo o qual mais da metade de 1.715 empresas pesquisadas em setembro não conseguia contratar os trabalhadores qualificados de que necessitava.

As soluções de curto prazo têm sido dadas pelas próprias empresas – gigantes como Vale, Petrobras, Ultrapar e Embraer mantêm programas internos de treinamento, diz o NYT. Mas no longo prazo "o prognóstico é mais problemático".

"O sistema educacional do Brasil está em desarranjo. Nos testes de desempenho acadêmico realizados a cada três anos pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) com jovens de 15 anos de 57 países, os estudantes brasileiros ficaram na quarta pior colocação em ciências e na terceira pior em matemática", afirma a reportagem.

Enquanto as grandes corporações têm recursos para contratar ou treinar os melhores profissionais, empresas médias "não têm a mesma sorte".




visite também:

http://perolasdophotoshop.blogspot.com
http://aelementar.blogspot.com

on 17:23 0 comentários

'Homem grávido' dá à luz menina nos Estados Unidos



O transexual americano Thomas Beatie deu à luz uma menina saudável na cidade de Bend, no Estado de Oregon, noroeste dos Estados Unidos.
Beatie, de 34 anos, nasceu mulher, mas passou por uma operação de mudança de sexo e começou a tomar suplementos de hormônios masculinos.

Ele também passou por cirurgias no peito para eliminar os seios e deixou a barba crescer, mas manteve os órgãos reprodutores femininos.

De acordo com uma fonte ouvida pela rede de TV americana ABC, o parto ocorreu no domingo e foi natural.

“Milagre”?

Beatie ganhou fama mundial ao revelar em março, em entrevista à apresentadora americana Oprah Winfrey, que estava grávido.

Na ocasião, Beatie disse que sempre quis ter um filho e que considera sua futura filha um "milagre".




visite também:

http://perolasdophotoshop.blogspot.com
http://aelementar.blogspot.com

on 17:20 0 comentários

Betancourt quer ajuda de Lula 'para libertar mais reféns'




política Ingrid Betancourt falou nesta sexta-feira em Paris sobre o papel do Brasil em sua libertação e sobre o que espera do governo brasileiro a partir de agora.
Ela disse se sentir “devedora em relação ao presidente Lula por todo seu esforço e interesse que ele teve pelo seu caso”.

“Penso que toda a América Latina se mobilizou e incluo nessa reflexão o presidente Lula. Sei que ele conhecia meu caso e que ele fez o necessário para que o presidente Álvaro Uribe soubesse que era possível contar com o Brasil para realizar contatos com as Farc”, afirmou Betancourt.

Ainda sobre o assunto, Betancourt afirmou: “Espero poder ver o presidente Lula em breve para que ele nos ajude nessa segunda etapa, que é crucial: a libertação dos que ainda continuam na selva”. Ela disse que deseja viajar ao Brasil e a vários países sul-americanos.

A ex-refém das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, libertada na última quarta-feira, fez as declaração em uma coletiva de imprensa em Paris, realizada após a recepção organizada pelo presidente Nicolas Sarkozy no Palácio do Eliseu.

Betancourt falou em reposta a uma pergunta relativa a críticas de que o governo brasileiro não teria se mobilizado o suficente para obter sua libertação, diferentemente de outros países sul-americanos.

“Os brasileiros não precisam se preocupar. Se eles têm a sensação de que o que foi feito não foi suficiente, teremos sempre a possibilidade de fazer mais”, disse a ex-candidata à presidência da Colômbia.

“Quero ir ao Brasil, (quero) cumprimentar Cristina Kirchner, e também ao Chile, ao Peru, ao Equador e também à Venezuela porque devemos muito ao presidente Hugo Chávez”, afirmou.

Na declaração na TV logo após o anúncio da libertação de Ingrid Betancourt, na quarta-feira, o presidente francês, Nicolas Sarkozy, agradeceu a ajuda de vários países sul-americanos para a libertação de Ingrid Betancourt, mas não mencionou o Brasil.

A coletiva ocorreu logo após uma recepção organizada por Sarkozy no salão de festas do Palácio do Eliseu, sede da Presidência, que contou com a presença de mais de 300 convidados, entre artistas, políticos e membros dos comitês franceses de apoio à libertação de Ingrid Betancourt.

Betancourt também disse que é necessário “pôr fim à loucura das Farc”. Durante a entrevista, ela declarou que “as Farc devem parar de cometer crimes e se comportar como terroristas. Estamos dispostos a fazer mudanças, mas não a continuar participando da sua farsa, fingindo ser uma organização para o bem da Colômbia”, afirmou.

Nesta noite, a ex-refém participa ainda de um evento na prefeitura de Paris, para retirar sua foto pendurada na fachada do prédio há quatro anos.

Em dezembro passado, a foto foi trocada pela da imagem de Betancourt muito magra e debilitada, mostrada no vídeo divulgado pelas Farc no final do ano passado como prova de que ela continuava viva.

No sábado, Ingrid Betancourt realizará uma série de exames médicos no hospital militar do Val-de-Grâce, em Paris, onde normalmente são tratados os presidentes franceses.

A política deve permanecer alguns dias na França. Ela deve se encontrar em breve com o ex-presidente Jacques Chirac e com o ex-primeiro-ministro Dominique de Villepin, que foi seu professor.

Foi também Villepin quem organizou, secretamente, o envio de um avião a Manaus, em 2003, para tentar resgatar Ingrid Betancourt e que causou um incidente diplomático com o governo brasileiro.





visite também:

http://perolasdophotoshop.blogspot.com
http://aelementar.blogspot.com

on 17:14 0 comentários

Entenda os impactos da libertação de Betancourt



O resgate da ex-candidata presidencial da Colômbia Ingrid Betancourt, que ficou mais de seis anos em poder das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), e de outros 14 reféns, gerou perguntas sobre como o episódio poderá influenciar o futuro da guerrilha, do processo de paz e do próprio presidente Álvaro Uribe.
Leia a seguir as opiniões de especialistas sobre algumas dessas perguntas:

Por que a libertação de Ingrid Betancourt é tão problemática para as Farc?

Seqüestrada em 2002, a franco-colombiana Ingrid Betancourt era a refém política mais importante do grupo. Em um só lance, as Farc perderam o seu principal trunfo em eventuais negociações com o governo para trocar reféns por guerrilheiros presos e para pressionar o governo a fazer concessões.

A libertação significa o fim das Farc?

O diretor da revista colombiana Voz, do Partido Comunista, Carlos Lozano, diz que as Farc foram golpeadas muito fortemente, mas não crê que se possa dizer que estão derrotadas.

"A operação deve ser recebida com muita alegria, mas sem triunfalismos. Agora não deve se pensar que a derrota das Farc seja coisa de dias. É preciso ver isso com tranquilidade e realismo."

O ex-conselheiro de paz Carlos Eduardo Jaramillo diz que o "êxito absoluto" da operação obriga as Farc a rever a sua forma de atuar. "É algo que não aproxima as Farc da paz, mas as obriga a se reposicionar", diz Jaramillo.

Para Jaramillo, esse reposicionamento poderá levar tanto ao fim dos seqüestros como a um endurecimento da guerrilha.

Já se falava em enfraquecimento das Farc antes do resgate. Por quê?

O resgate marca o mais recente revés amargado pela guerrilha. Nos últimos meses as Farc perderam três importantes lideranças e sofreram infiltrações como a que permitiu o resgate dos 15 reféns.

Em março deste ano, o número dois do grupo, Raul Reyes, foi morto num polêmico bombardeio a um acampamento rebelde no Equador. Uma semana depois, outro líder, Ivan Rios, foi assassinado por um guarda-costa que recebeu uma recompensa do governo colombiano. Mas a maior perda foi a morte do fundador e número um das Farc, Manuel Marulanda, aos 78 anos, por ataque cardíaco.

A deserção de integrantes intermediários das Farc, que de acordo com o governo podem chegar a 5 mil guerrilheiros, era outro elemento que vinha mostrando debilidade no interior do grupo armado.

Considerada grupo terrorista por Estados Unidos e União Européia, a guerrilha também enfrentou uma onda de condenações internacionais por não atender aos apelos - feitos pela família, manifestantes de rua e governos - pela soltura de Betancourt.

No mês passado, até o presidente venezuelano, Hugo Chávez, que defendia o reconhecimento do status de beligerância às Farc, mudou o tom e pediu que a guerrilha abandonasse a luta armada.

Como o presidente colombiano, Álvaro Uribe, se sai do episódio?

O presidente Álvaro Uribe, que enfrentava críticas por sua política linha-dura com os rebeldes, tem sido apresentado, em análises sobre o assunto, como o grande vencedor político e moral da operação.

''É uma gigantesca vitória para ele e uma derrota para aqueles que eram contra a opção de pôr fim ao problema à base de tiros'', afirma Adam Isacson, diretor do Projeto Colômbia do instituto de pesquisas Center for International Policy.

Para o presidente do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento da Paz (Indepaz), Camilo González, o desfecho da operação tende a fortalecer a posição de Uribe, que defende a saída militar para a resolução do conflito armado colombiano.

"Com este resgate, que ganha forte apoio popular, o governo fortalece sua posição de que a solução para a Colômbia é a saída militar, sem diálogos e negociações", diz González.

O vice-presidente do instituto de pequisas Inter American Dialogue e diretor do programa andino do órgão, Michael Shifter, ressalta que o êxito da operação também pode mostrar aos críticos um lado mais humano de Uribe.

''Uribe mostrou que o lado humanitário, o bem-estar de reféns, também é uma de suas preocupações. Ele já conta com uma popularidade (entre os colombianos) na faixa de 84%, isso deverá ampliá-la ainda mais'', diz Shifter.

Mas o resgate ocorre no momento em que vários funcionários e ex-funcionários do presidente estão sendo investigados pela suposta cessão de privilégios a parlamentares em troca de apoio à mudança na lei para permitir a reeleição presidencial.

Qual será o papel de Betancourt na política colombiana?

Ainda não se sabe que papel Betancourt terá daqui para frente. Seqüestrada durante uma campanha presidencial em que concorria com Uribe, ela se mostrou grata pelo resgate, mas já deixou claro que pretende "servir a Colômbia como presidente".

Uribe já está no seu segundo mandato e pela lei não poderia se reeleger novamente, apesar de boatos de que ele estaria pensando em buscar o terceiro mandato.

Apesar de ter falado das suas pretensões presidenciais, Betancourt também afirmou que apóia a idéia de se permitir uma segunda reeleição na Colômbia embora não tenha dado apoio explícito à reeleição de Uribe.

Qual o papel desempenhado pelo presidente da Venezuela, Hugo Chávez?

Chávez não teve nenhum papel na libertação de Betancourt, que foi liberada por uma ação militar colombiana. Mas ele intermediou a negociação entre o governo colombiano e as Farc que levou à libertação de duas reféns em dezembro de 2007.

No caso de Ingrid Betancourt, Chávez manteve-se discreto. Foi a própria refém, aliás, que trouxe o seu nome à tona ao pedir que ele e o presidente equatoriano, Rafael Correa, "restabeleçam os níveis de amizade e confiança com o presidente Uribe" e "empurrem" as Farc para a via democrática.

Segundo o vice-presidente do instituto de pequisas Inter American Dialogue e diretor do programa andino do órgão, Michael Shifter, a ação militar da Colômbia ''certamente irá marginalizar Hugo Chávez, que dizia ser o mais capaz de libertar reféns, por contar com mais legimitidade aos olhos das Farc".

Nos últimos meses recentes o presidente da Venezuela tem baixado o tom nas suas críticas à Colômbia e chegou a pedir publicamente que a guerrilha abandone o combate armado.

Como fica o processo de paz?

Falta saber como as Farc vão reagir daqui para frente aos apelos para libertar mais reféns. O presidente Uribe disse que nenhum guerrilheiro foi morto na operação porque seu governo pretende mandar uma mensagem às Farc para que libertem os demais seqüestrados em seu poder.

Já o ministro do Interior Fabio Valencia disse à BBC que o governo colombiano poderá lançar novas operações para libertar as centenas de reféns que continuam em poder das Farc, desde que essas ações não ponham a vida dos reféns em risco.

Valencia disse, porém, que o governo continua disposto a avançar no diálogo com as Farc "dentro das condições colocadas pelo presidente (Uribe)".

Quantos reféns exatamente estão em poder dos rebeldes?

É difícil dizer, mas acredita-se que as Farc mantenham cerca de 800 reféns em campos secretos na selva. Muitas dessas pessoas foram seqüestradas para que o dinheiro dos resgates pudesse financiar as operações da guerrilha.









visite também:

http://perolasdophotoshop.blogspot.com
http://aelementar.blogspot.com

on 17:13 0 comentários

Presidente da Telefonica não descarta falha humana em pane na internet


SÃO PAULO - O presidente da empresa Telefonica no Brasil, Antônio Carlos Valente, afirmou em entrevista coletiva na tarde desta sexta-feira que não descarta que a pane ocorrida no sistema que causou a interrupção de fornecimento da conexão de internet para clientes da empresa pode ter ocorrido por falha humana. "A ação de um hacker não é provável. Isto não quer dizer que não possa ter tido um erro humano". Valente disse que uma empresa contratada pela companhia está realizando um laudo para detectar o que, de fato, ocorreu no sistema.


Em nota emitida nesta sexta-feira, a empresa afirma que o problema teve origem em parte dos equipamentos responsáveis pelo roteamento de sua rede de dados, que atende principalmente clientes corporativos e órgãos públicos. Segundo o presidente, o problema foi detectado na cidade de Sorocaba, interior de São Paulo, e atingiu cerca de 3,5 mil clientes corporativos. A empresa não sabe exatamente quantos dos mais de 2 milhões de clientes residenciais foram afetados.

Segundo levantamento da Telefonica, já funcionam normalmente as delegacias de polícia, postos de atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), agências do Poupatempo, o sistema da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e casas lotéricas. O acesso à internet residencial foi normalizado na noite desta quinta-feira.

A operadora ressalta, no entanto, que "pode haver ainda casos residuais de restabelecimento gradual dos serviços em algumas delegacias e casas lotéricas".




visite também:

http://perolasdophotoshop.blogspot.com
http://aelementar.blogspot.com

on 17:12 0 comentários

Ator de "Chaves" anuncia aposentadoria e critica colegas





O ator mexicano Carlos Villagrán, 64 anos, que interpretou o personagem Kiko no seriado infantil "Chaves", concedeu uma entrevista coletiva no México nesta quarta (2), para anunciar que vai se aposentar após sua última turnê com o Circo Unión, que começa em 4 de julho.

Durante a entrevista, Villagrán aproveitou para fazer duras críticas aos ex-companheiros de seriado. Sobre o intérprete e criador do Chaves, o ator Roberto Gómez Bolaños, e sua mulher Florinda Meza, ele disse que lamentava ver Bolaños submisso à esposa. Afirmou, também, que terminou o namoro que tinha com Florinda na época, porque Bolaños pediu, com a justificativa de que a Televisa iria demitir a atriz por não concordar com o relacionamento entre os atores do programa. "Em seguida, soube que ele estava interessado nela," completou.

Villagrán ainda acusou Bolaños de receber dinheiro do narcotráfico para se apresentar em festas promovidas por criminosos.



visite também:

http://perolasdophotoshop.blogspot.com
http://aelementar.blogspot.com

on 16:57 0 comentários

IML vai pedir exame de DNA para comprovar se corpo encontrado é do padre Adelir


MACAÉ – O Instituto Médico Legal (IML) de Macaé vai pedir um exame de DNA para comprovar se o corpo encontrado a 100 quilômetros da costa de Maricá por um rebocador da Petrobras é do padre Adelir Antônio de Carli. O padre desapareceu no dia 20 de abril, no Paraná, tentando bater o recorde de vôo usando balões de festa.

O exame de DNA deverá ser feito em um laboratório no Rio após o pedido da Polícia Civil. Segundo o titular da 123ª DP (Macaé), Daniel José Torres, ainda é cedo para afirmar que o corpo é mesmo do padre desaparecido.




O barco rebocador Anna Gabriela encontrou o corpo a 100 quilômetros da costa de Marica em estado de decomposição, por volta das 16h desta quinta-feira, ainda com aparatos de vôo. O corpo foi levado à 1h40 da madrugada para o IML de Macaé.

O padre tinha saído da cidade de Paranaguá, no Paraná, com o objetivo de pousar em Dourados, no Mato Grosso do Sul. Porém, os ventos teriam desviado o padre de seu percurso, levando-o para o mar.

Padre Adelir tinha como alvo bater um recorde: voar por 20 horas usando balões de festa gigantes.






Primeiro vôo

Em 13 de janeiro deste ano, Aderli realizou um vôo com a ajuda de 500 balões cheios com gás hélio. Ele saiu de Ampére, no sudoeste paranaense, atingiu 5.337 metros e desceu quatro horas e 15 minutos depois, a 110 quilômetros dali, em San Antonio, na Argentina. Segundo ele, o recorde de altitude anterior era de 3,9 mil metros, de um norte-americano.

Trabalhos na paróquia

A paróquia São Cristovão foi fundada em 14 de fevereiro de 2004 e é formada por treze capelas. Além de missas no local, o padre realizava um trabalho de evangelização junto aos caminhoneiros. Com a ajuda de um "caminhão-capela", a equipe ia até postos de gasolina e conversava com motoristas.

"O padre trabalha muito, é muito atuante. Ele faz esportes radicais porque diz que não tem tempo para ficar na academia", afirmou a amiga Denise Gallas, coordenadora da Pastoral Rodoviária, na época do vôo trágico.




visite também:

http://perolasdophotoshop.blogspot.com
http://aelementar.blogspot.com

on 16:53 0 comentários